O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), levantou questionamentos, na última terça-feira (27), sobre a autorização da Prefeitura para a construção de uma escola particular na Rua Santa Isabela, com acesso pela Avenida Garibaldi. A preocupação surgiu após relatos de moradores, que procuraram a Ouvidoria solicitando a revisão da decisão devido aos possíveis impactos negativos na região.
“A Rua Santa Isabela é uma via estreita, sem saída, que dá acesso a três grandes condomínios residenciais, com um total de 547 apartamentos. Além disso, a rua está localizada à margem de uma grande avenida e em frente à saída de um elevado. Consideramos que a instalação de uma escola neste local não é razoável, pois aumentará significativamente o fluxo de veículos na rua, que já é insuficiente para atender à demanda atual. Além disso, a escola demandará embarque e desembarque de crianças, o que agravará ainda mais a situação.” destacou um morador.
Em resposta, Augusto Vasconcelos encaminhou um documento à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e à Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), solicitando uma vistoria no local. O vereador pediu que sejam avaliados os impactos no trânsito, a regularidade do alvará de funcionamento e alternativas técnicas que evitem inviabilizar o tráfego na região.
Segundo moradores, há rumores de que a Prefeitura estaria analisando a possibilidade de desapropriar áreas verdes próximas para construir uma nova rua ligando a Avenida Vasco da Gama ao estacionamento da escola. Essas áreas verdes estão localizadas entre os condomínios da antiga fábrica da Coca-Cola: Condomínio de Casas Santa Madalena, Condomínio Pedra da Marca e Elegance Garibaldi.
O vereador garantiu que irá tratar o caso com celeridade, destacando a importância de estudos técnicos e de um diálogo aberto que contemple os interesses dos moradores e o equilíbrio urbano.