O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), comemorou a retirada de pauta do Projeto de Lei (PL) nº 1043/2019, que propunha o trabalho de bancários aos sábados, domingos e feriados. Em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta segunda-feira (04), Vasconcelos destacou a importância da conquista para a categoria.
“Essa é uma importante vitória do Comando Nacional dos Bancários e dos sindicatos, que se mobilizaram para conversar com os parlamentares e obtiveram hoje, um requerimento feito pelo próprio autor do projeto, que acatou nossos argumentos e que, na prática, faz com que possamos ganhar tempo para fazer um debate mais amplo para evitar ataques aos nossos direitos”, destacou Augusto.
A solicitação de retirada foi feita pelo deputado federal David Soares (União Brasil-SP), autor do PL, que estava em tramitação desde 2019. Para os representantes dos trabalhadores, a medida aumentaria a pressão por metas e a sobrecarga dos funcionários. Sindicalistas alertam ainda que o trabalho aos sábados poderia elevar casos de doenças como a síndrome do pânico e intensificar episódios de assédio moral. Eles defendem que a solução é a contratação de mais bancários para melhorar o atendimento à população, em vez de sobrecarregar os atuais profissionais.
“O descanso precisa ser considerado em qualquer jornada de trabalho, e o que está acontecendo é que a ganância dos bancos está ameaçando direitos importantes da nossa categoria e o convívio com as famílias. Seguiremos cobrando da FEBRABAN diálogo para que possamos discutir esses temas em mesa, sem atropelar direitos importantes e consagrados pela CLT e pelo Acordo e Convenção de Trabalho”, pontuou Augusto.
Augusto reforçou que projetos que possam afetar os direitos dos trabalhadores continuarão sendo acompanhados de perto, com prioridade para o diálogo que assegure decisões equilibradas e que não beneficiem apenas os interesses patronais.