Notícias

7 março, 2022

Vereadores se reúnem com Secretária da Fazenda e pautam IPTU

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (07/03), os vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS), participaram de um diálogo a respeito das demandas apresentadas pelo movimento IPTU JUSTO, que reúne moradores de diversos condomínios e questionam as injustiças tributárias da atual legislação. O encontro também destacou a criação de uma mesa de negociação permanente, composta pelos parlamentares, a sociedade civil e a SEFAZ Municipal.

A iniciativa foi fruto de uma audiência realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, ocorrida em fevereiro, onde foi tratado o relatório quadrimestral das finanças do município. Na oportunidade foi definido que, além de aspectos administrativos, haverá uma tentativa de atualizar a legislação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), visando superar as distorções que existem em muitos bairros.

O vereador e Ouvidor-Geral na CMS, Augusto Vasconcelos (PCdoB), considerou a reunião muito positiva. _ “Temos que construir com diálogo a superação destes problemas. A Ouvidoria da Câmara tem se colocado à disposição para construir um entendimento ouvindo a sociedade civil e ficamos muito felizes com a acolhida por parte da Prefeitura, em relação às necessidades de modificar o que está acontecendo”_, disse ele.

A secretária Giovanna Victer disse que a SEFAZ está comprometida em apresentar dados relacionados à atualização cadastral em nova reunião que acontecerá no próximo dia 18 de abril, e em minimizar o impacto gerado na vida dos cidadãos.  “Vamos olhar para frente. Construir um futuro sustentável para essa cidade, do ponto de vista financeiro, sem ‘cavalo de pau’ para ninguém, de uma forma responsável, com uma transição suave, para que não haja o trauma que houve em 2013, 2014. O país está cansado de surpresas. Depois de uma pandemia, agora vem a guerra, ninguém quer mais isso. Todo mundo quer ter visibilidade, paz, diálogo”, pontuou ela.

Reforçando a construção de um diálogo produtivo e promissor, estiveram presentes o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Joceval Rodrigues (CIDADANIA); os vereadores, Cláudio Tinoco (DEM); Maria Marighella (PT/BA), Marta Rodrigues (PT/BA); Daniel Alves (PSDB); e representantes do movimento IPTU JUSTO.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: