Notícias

30 julho, 2021

Vereador pauta Economia do Mar e preservação ambiental na SECULT

Nesta sexta-feira (30/07), o vereador Augusto Vasconcelos, juntamente com o presidente da Redemar Brasil, William Freitas e Anne Cristina da ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, se reuniram com o Secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Fábio Mota. Na oportunidade, foi pautada a necessidade de ter a sociedade civil participando do Comitê Náutico, instalado recentemente. Foram apresentadas as iniciativas da Redemar Brasil voltadas para a preservação do meio ambiente marítimo, projetos voltados para o avistamento de baleias e programas de educação ambiental. O objetivo é aproveitar esta grande oportunidade de ter Salvador como uma das principais cidades do país a receber estes animais, sobretudo na baixa temporada, que tem um grande potencial turístico, científico e cultural.
Recentemente foi criado o Comitê Gestor Náutico, mas “é necessário que essa discussão inclua toda Salvador, em razão do impacto que a cidade causa no desequilíbrio do ecossistema. As colônias de pesca, de marisqueiras e afins, que tenham relação com o mar, também precisam ser ouvidas para criar um equilíbrio, evitando conflitos futuros”, pontuou William Freitas.
Salvador é a capital do país que tem a maior Costa, onde mais de 30% da economia é oriunda do mar e isso tem repercussões na nossa cultura, na culinária, nos empregos e infelizmente é um potencial subutilizado e que vem sendo danificado ao longo dos anos. “A quantidade de plásticos encontrada nas iniciativas de limpeza promovidas pela Redemar e outras organizações é absurda. Por isso, nessa reunião, tivemos o cuidado de falar com ênfase dessa questão ambiental. Foi uma reunião muito produtiva e o secretário se comprometeu em convidar a Redemar Brasil para poder acompanhar os desdobramentos do Comitê Náutico. O nosso mandato vai seguir atuando em defesa dessa pauta”, afirmou Augusto.
Vale lembrar que Augusto Vasconcelos já presidiu uma Audiência Pública na Câmara Municipal sobre a economia do mar. Foi um evento que teve grandes participações e que contou com a transmissão da TV e Rádio CAM, onde foi possível apresentar ideias de políticas públicas para o desenvolvimento da Baía de Todos os Santos e também do litoral atlântico da capital baiana.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: