Notícias

27 setembro, 2021

Sessão Especial trata sobre valorização profissional da Psicologia

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) presidiu a Sessão Especial que tratou da “Valorização profissional da Psicologia”, realizada na tarde desta quinta-feira (23/09), na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Estiveram presentes estudantes, profissionais, professores e organizações que atuam na área, a exemplo do MovimentaPsi, do Conselho Regional de Psicologia e também do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos. Diante do contexto de grave crise econômica e sanitária, os problemas de saúde mental se agravaram. Dessa forma, é importante fortalecer políticas públicas de acolhimento, sobretudo para a parcela mais pobre da sociedade e, no debate, foi mencionada a necessidade de fortalecer as políticas de assistência social.
Durante o evento, foram citadas as insuficiências dos atuais equipamentos como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Fez parte do diálogo também a importância de aprovar o piso salarial nacional para a psicologia, evitando uma desvalorização da profissão. Na oportunidade, mencionou-se a necessidade de se aprovar a jornada de 30 horas semanais, para reduzir a sobrecarga de trabalho, bem como o alto índice de adoecimento entre os trabalhadores da psicologia.
A Sessão tratou ainda do Projeto de Indicação (PIN 246/2021) do vereador Augusto Vasconcelos aprovado pela Câmara de Salvador e que é um desdobramento da Lei Federal 13.935/2019 , que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede básica, como forma de auxiliar no acompanhamento pedagógico dos estudantes, das famílias e dos profissionais da educação.
Participaram da mesa do evento: a integrante do MovimentaPsi, Willene Câmara dos Santos; a Diretora do Instituto Psicologia da UFBA, Ilka Bichara; a Especialista em Psicologia Social, Gloria Maria Machado Pimentel; a Vice-Presidenta do Conselho Regional de Psicologia, Ana Caroline Moura Cabral; a Presidente da Atlética de Psicologia da UNIFACS, Bruna de Oliveira A. cruz; a Psicóloga, Pedagoga, psicopedagoga e graduanda em Neuropsicologia, Simone Lima; e a idealizadora do Movimenta Psi, Juliete Barreto.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: