Notícias

21 fevereiro, 2022

Ouvidoria da Câmara realiza Audiência Pública sobre requalificação da Escola Joir Brasileiro

Na noite desta quarta-feira (16/02), a Ouvidoria da Câmara Municipal realizou Audiência Pública na Associação de Moradores da Polêmica, para tratar das necessidades da Escola Municipal Joir Brasileiro, entre elas a requalificação estrutural do local.

Durante a Audiência, o Ouvidor-Geral da Câmara Augusto Vasconcelos (PCdoB) relembrou a última visita feita à escola no início de fevereiro quando identificou uma série de problemas institucionais na unidade, incluindo, falta de água; iluminação; torneiras nas pias; janelas e fogão para fazer as merendas das crianças e esquentar as marmitas dos professores e entre outros.

Emocionado com a intensa participação das pessoas em compromisso coletivo pela educação, o vereador salientou a importância de um ensino de qualidade para todos. “Parece uma frase óbvia, mas ela precisa ser reafirmada todos os dias: A educação é o pilar para a transformação de um país. Quando falamos de educação, nos referimos além das aulas desempenhadas pelas professoras e professores, mas sim de uma estrutura adequada para que os alunos tenham dignidade. Merenda, luz, segurança e espaço de lazer são essenciais para um bom desempenho escolar”, disse ele.

Presente em mais uma ação pela educação de Salvador, o diretor de comunicação e imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marcos Barreto, destacou os ataques que o ensino do Município tem sofrido, como o esvaziamento de 44 escolas, que ofertam a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Quem faz a escola não é o prédio, mas as pessoas. Essas pessoas precisam ser respeitadas, tanto aquelas que vão prestar serviços como trabalhadores, como aquelas que são munícipes, que pagam impostos, que trabalham e mantêm essa cidade viva e que deve ter o seu direito constitucional de acesso à educação para seus filhos e para si próprios garantidos”, enfatizou Marcos.

No encontro, Augusto informou que já havia notificado que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) tomasse as devidas providências, oficializou, em nome da Ouvidoria da Câmara, que obtiveram um bom retorno e a secretaria se comprometeu em concluir os reparos para que as aulas retornem nesta segunda-feira (21/02). O parlamentar ainda anunciou que será realizada uma nova Audiência no dia 15 de março, a fim de debater com a comunidade uma reforma mais abrangente da escola.

A mesa foi composta pelo Deputado Hilton Coelho (PSOL); a agente social, Lívia Lima; o diretor de comunicação e imprensa do APLB, Marcos Barreto; o representante da SMED, Rodrigo Alves e a membra do conselho escolar da escola Joir Brasileiro, Sueli Guerreiro.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: