Notícias

27 outubro, 2021

Ouvidoria da Câmara realiza Audiência com moradores da Barra

A Ouvidoria da Câmara realizou nesta sexta-feira (22/10), Audiência Pública para discutir os problemas enfrentados pelos moradores da Barra, que é um dos mais tradicionais e famosos bairros da cidade. “Nas últimas semanas, a Barra tem deixado de estar nas páginas do turismo, notabilizada pelo ponto turístico que é, em si, o próprio bairro. A Barra passou a fazer parte das páginas policiais, páginas de degradação ambiental, de desordenamento de uso do solo e de uma série de complicadores”, disse o Ouvidor-Geral da Câmara, Vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) ao iniciar o evento que aconteceu de forma presencial, no Grande Hotel da Barra, às 14h. _“A Câmara Municipal de Salvador abre as portas para fazer esse momento de escuta e consubstanciar as iniciativas do poder público. Nós queremos ter uma cidade plural, integrada e que substitua as grades e muros por espaços públicos condizentes com o bem-estar de toda a sociedade. Esse é o objetivo dessa audiência e da ouvidoria”, completou Augusto.
Entre os problemas levantados pela Associação de Moradores e Amigos da Barra – AMABARRA estão a degradação ambiental, falta de tratamento de esgoto e de higiene em muitos estabelecimentos, desordenamento do solo, poluição sonora, violência e assassinatos recorrentes. “Temos opiniões diversas em relação alguns temas que são pesados para a gente, mas, nesse momento, nós estamos tentando buscar uma solução para a questão do desordenamento e isso precisa ser batido de frente”, pontuou Waltson Campos, diretor de comunicação da Associação.
Para além da falta de segurança, as queixas dos moradores versam também pelo barulho constante em horários inoportunos e não mais permitidos pela lei. _“É muita poluição sonora. Comerciantes querendo chamar atenção, usando o som ao vivo. Ou seja, uma luta desleal.”, disse um morador.
A mesa do evento foi composta pelo diretor de Comunicação e Relações Públicas da AMABARRA, Waltson Campos, e representantes de entidades locais, como o Comandante da 11ª CIPM – unidade responsável pelas áreas da Barra/Graça/Vitória, o Major da PM, Uildnei Carlos do Nascimento; a Delegada da 14ª Delegacia Territorial, Mariana Ouais; o diretor de Segurança Urbana da Guarda Civil, Maurício Lima; a secretária da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), Marise Prado de Oliveira Chastinet; a responsável pela Subcoordenação de Fiscalização e Licenciamento sonoro da SEDUR, Márcia Cardim; a representante da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), Kelly Moraes; o Superintendente de Trânsito e de Transporte de Salvador (TRANSALVADOR), Marcus Passos; e o representante da Prefeitura Bairro Barra/Pituba, Jucimar Jesus dos Santos.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: