Notícias

9 novembro, 2021

Câmara realiza sessão especial em comemoração ao 60 anos da UCSAL

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), também ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS) presidiu, nesta quinta-feira (04/11), Sessão Especial em ‘Comemoração aos 60 anos da Universidade Católica do Salvador (UCSAL)’. O objetivo foi homenagear todas as pessoas que passaram pela instituição de ensino e que deixaram seu legado, enquanto estudantes, funcionários, professores e professoras, além de registrar na Casa Legislativa a data desta que é a segunda universidade mais antiga da capital baiana.
“Todas as pessoas que ajudaram a edificar esse ambiente sólido de formação do conhecimento, de pensamento e da possibilidade de termos uma sociedade mais justa, são importantes para UCSAL, uma universidade que marca história do nosso povo, marca história de várias gerações, que ocupou prédios públicos importantes durante muitas décadas, como é o caso do convento da Lapa e ajudou a preservar o patrimônio público”, lembrou o vereador.
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Dorival Souza Barreto, que é egresso da Universidade, assim como o vereador Augusto, disse que a UCSAL “é patrimônio inestimável que honra e enriquece a história de Salvador e do Estado”. A reitora da instituição, Drª Silvana de Carvalho, reforçou a importância da instituição para o contexto educacional da capital baiana. “Assim como eu, muitos habitantes dessa cidade, muitos baianos, conhecem ou estudaram na Católica e, por isso essa sessão, é tão importante para nós, porque fortalece ainda mais esse reconhecimento da nossa história”.
A representante da Secretaria de Educação, também doutora em educação, Margareth Passos, relembrou seu tempo de estudante de pedagogia na Ucsal e a importância da secretaria na manutenção e garantia do direito a educação a todos dos os cidadãos. “A secretaria garante a qualidade empreendida em várias instituições, especialmente a UCSAL, em ensino de graduação e pós graduação, pesquisa e extensão. A trajetória de seis décadas é digna de destaque, sobretudo pela formação humana e profissional de milhares de baianos nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirmou ela.
“Universidade sexagenária que não apenas tem um passado por ser rememorado, mas que consolida um presente de muitas iniciativas e de muito significado e que, certamente, se enxerga diante de uma janela para mais 60 anos”, comemorou o professor David Carvalho Lorenzo, Pró Reitor de Graduação da UCSAL.
O professor Moacir Santos Tinoco, Pró Reitor de Pesquisa e Extensão, também lembrou seu tempo egresso. “A Universidade Católica de Salvador é uma instituição que tem coração. Eu estudei na graduação e voltei para ser professor logo em seguida e estou lá há um bom tempo e não conheço ninguém que é ou foi do meu convívio que não esteja ligado emocionalmente com a instituição. Quem passa pela Ucsal, realmente se apaixona por ela”, registrou.
A Sessão Especial aconteceu de modo presencial, na CMS e contou com a transmissão ao Vivo da TV e Rádio CAM. A mesa do evento foi composta pela Reitora da Universidade Católica do Salvador, Profa. Dra Silvana Sá de Carvalho; pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Souza Barreto Júnior; pela representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Profa. Rita Margareth Passos; pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Deivid Carvalho Lorenzo; pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Moacir Santos Tinoco; pelo Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Profa. Msc Maria Gorete Borges Figueiredo; pelo Secretário Geral da Associação Universitária e Cultural da Bahia – AUCBA, Dr. Otoney Reis de Alcântara; pela representante dos funcionários, Representando os funcionários, Sra. Ana Paula Esteves de Carvalho; por Lidiane Ferreira Gomes dos Santos que representou os estudantes e pelo Presidente da UEB, Pedro Lucas.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: