Notícias

11 junho, 2022

Augusto Vasconcelos se posiciona em defesa do movimento IPTU Justo

Na última terça-feira (07/06), durante Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador e líder da bancada de Oposição, Augusto Vasconcelos (PCdoB), registrou sua fala em defesa do movimento IPTU Justo. No evento, a coordenadora do Movimento, a advogada Linéia Costa, esteve na Tribuna Popular destacando as irregularidades do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), na capital baiana.

Desde o último ano de 2021, Augusto em parceria com o Movimento IPTU Justo tem realizado diversas ações, incluindo protestos, Audiência Pública e reuniões, denunciando as distorções presentes no IPTU de Salvador. Durante a Sessão, o parlamentar reafirmou o apoio do seu mandato nas pautas reivindicadas pelo movimento, a exemplo da necessidade de garantir isonomia tributária.

“Ela trouxe à tona a pauta importante que nós já temos tratado há vários meses, inclusive com Audiências nesta casa. Fizemos também reunião com a Secretária da Fazenda e esperamos que haja dignidade para corrigir as distorções do IPTU, pois é inaceitável que vizinhos de um mesmo condomínio com imóveis idênticos paguem valores sete vezes mais caro”, disse ele.

Denunciando as cobranças indevidas da tributação, Linéia Costa também relembrou a aprovação da revisão da planta genérica de valores, em 2013, que resultou no aumento demasiado do IPTU na cidade e, atualmente, expõe a população a total discrepância de valores.

 “Nós estamos tentando uma interlocução com o prefeito, para que reveja isso. Já tivemos diversas reuniões com a secretária municipal da fazenda, que reconheceu publicamente e isso está, inclusive, na imprensa que existem essas falhas no cadastro, mas até hoje não foi feito absolutamente nada. As pessoas estão abrindo mão da sua propriedade imobiliária porque não tem condição de pagar o IPTU. O valor do pagamento mensal do IPTU às vezes é muito superior ao valor da prestação do apartamento, ao valor do aluguel, do condomínio”, destacou Linéia.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: