Notícias

25 julho, 2022

Augusto Vasconcelos parabeniza empregados do Banco do Nordeste pelos 70 anos da empresa  

Na manhã desta última terça-feira (19/07), o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) esteve presente em um ato para celebrar a importância do Banco do Nordeste e lutar contra os ataques do governo Bolsonaro à instituição. Fundado no dia 19 de julho de 1952, o BNB está há 70 anos sendo um patrimônio do povo brasileiro, em especial da população nordestina.

O evento destacou a importância do banco para o país, responsável pela execução do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste). Fundamental para o desenvolvimento da produção agrícola na região, principalmente a agricultura familiar, a instituição também tem o maior programa de microcrédito orientado da América Latina, o Crediamigo. Também na condição de presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto parabenizou os trabalhadores do BNB e reforçou seu compromisso em manter o Banco funcionando, a fim de que continue ajudando a mudar a vida dos brasileiros.

“O Banco do Nordeste completa 70 anos nesta data. Uma das principais instituições financeiras da região, o BNB se notabilizou pela atuação em políticas de financiamento de longo prazo, ajudando a impulsionar o desenvolvimento de nossa região. No entanto, sofre sucessivos ataques do Congresso e do governo que visam retirar a gestão do FNE (Fundo Constitucional do Nordeste), pulverizando-o entre outros bancos, inviabilizando a sustentabilidade desse patrimônio do povo nordestino. Hoje fizemos importante Ato em defesa do BNB e pela valorização de seus funcionários”, publicou Augusto em suas redes sociais.

Durante o ato também foi discutido sobre a terceirização dentro do BNB, através de iniciativas que deveriam ser implementadas e internalizadas pelo banco. Mas, a empresa tem sido pulverizada em várias outras para reduzir custos trabalhistas, corte de direitos e rebaixar salários. Além disso, esteve em pauta a campanha salarial, o assédio moral, que tem se alastrado e adoecendo os empregados, a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), o teletrabalho, COVID-19, microcrédito e a situação complicada nas mesas de negociações por se tratar de um banco público. Como encaminhamento ficou estabelecido que na próxima sexta-feira (29/07), acontecerá uma terceira rodada de negociação com a direção da empresa.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: