Notícias

7 junho, 2022

Augusto Vasconcelos e Bobô presidem Sessão Especial em homenagem aos 39 anos da UNEB

Na manhã desta segunda-feira (06/06), o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e o Deputado Estadual Bobô Tavares (PCdoB), presidiram uma Sessão Especial em comemoração aos 39 anos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), promovendo um espaço de reconhecimento à instituição de ensino e a sua contribuição ao desenvolvimento do estado.

Fundada em 1983, a UNEB tem se destacado pelo alcance expressivo de alunos espalhados por todas as regiões da Bahia. Valorizando a ciência e a educação de qualidade, a instituição foi a que mais empreendeu em 2021. Para Augusto, também na condição de ex-professor da Universidade, homenagear a UNEB é motivo de orgulho, especialmente levando em consideração o cenário atual da educação do país.

“Estamos vivendo um momento sombrio, onde investir em educação está sendo considerado como um gasto. Uma sociedade que encara os recursos para as universidades públicas como gastos, é uma sociedade fadada a não ter um projeto Nacional de Desenvolvimento colocado adiante”, pontuou o parlamentar.

Exercendo um papel de relevância em toda Bahia, a UNEB é a maior instituição pública de ensino superior do estado, contando, inclusive, com 30 departamentos instalados em 24 campi, um sediado em Salvador e os demais distribuídos em importantes municípios baianos de médio e grande porte. Presente na Sessão, a Reitora da UNEB, Adriana Marmori, refletiu sobre a desvalorização da ciência e da importância de uma instituição como a UNEB para a educação baiana.

“São histórias repletas de luta e resistência. A UNEB impulsiona a interiorização da educação superior do estado. Não podemos deixar de celebrar e proclamar os feitos da UNEB na Bahia, sobretudo, no momento de intensificação da reforma empresarial da educação por parte do Governo Federal, com a desvalorização das universidades públicas, a negação da ciência e das instituições públicas brasileiras”, afirmou ela.

O evento também destacou as importantes pesquisas realizadas pela UNEB em todas as regiões em que atua, conquistando premiações e reconhecimento nacional e internacional. A deputada federal, Lídice da Mata (PSB), enfatizou a necessidade de expandir a instituição dentro do território soteropolitano, se firmando em pontos estratégicos de Salvador.

“Eu retomo esse desafio a esse pleito para abrirmos a possibilidade de termos a presença da UNEB, que é uma universidade sediada em Salvador com muita força, mas que ela possa se estender, para ter uma unidade no subúrbio e outra em Cajazeiras, dois pontos extremos da pobreza de Salvador. O acesso territorial à UNEB já comprovou o quanto é importante, numa cidade com três milhões de habitantes, permitir esse acesso, nas condições modernas da cidade”, destacou a deputada.

De acordo com o estudo ‘A Conta do Desmonte – Balanço Geral do Orçamento da União’, divulgado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), com dados colhidos em fevereiro deste ano de 2022, a saúde, educação e meio ambiente passaram por um processo de desfinanciamento de políticas públicas, interrompidas ou prejudicadas pela escassez de recursos federais, nos três anos da gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro. Ratificando as atuais dificuldades enfrentadas no Brasil, Bobô Tavares, proponente da Sessão com Augusto, destacou como a realização do evento é simbólica para a população baiana.

“No momento crítico que o Brasil atravessa de forte negacionismo, homenagear a UNEB nos seus 39 anos, é reforçar a importância da ciência, da pesquisa e da Universidade Pública. A importância e a grandeza da UNEB se expressam em feitos que ganharam destaque no Brasil, e orgulham o povo baiano”, pontuou Bobô .

A mesa foi composta o secretário em exercício da educação, também na representação do governador Rui Costa, Danilo de Melo Souza; a reitora da UNEB, Adriana Marmori; a vice- reitora da UNEB, Dayse Lago; a deputada federal, Líndice da Mata (PSB); o conselheiro do Tribunal de Contas, Inaldo Araújo; o tenente coronel, Mário Gustavo; o major e PM, Paulo César; a representante do Fórum dos Diretores da UNEB, Erica Macêdo; a diretora de Comunicação do DCE da UNEB, Aline Gomes.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: