Notícias

13 julho, 2021

Augusto Vasconcelos defende Hortas Urbanas

O vereador e Ouvidor Geral da Câmara Municipal, Augusto Vasconcelos, esteve presente no projeto de Horta Urbana, localizada na Pituba. O terreno, no entorno, foi desafetado pela Prefeitura, após aprovação na Câmara Municipal. O vereador se posicionou contrário a esta decisão e lamentou a opção da maioria da Casa Legislativa. Em visita na Horta Urbana, ele conversou sobre educação ambiental, interatividade entre as comunidades e a necessidade de produzir alimentos sem uso de agrotóxicos, preservando a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Há um risco muito grande da área se transformar em um empreendimento imobiliário, trazendo, além de ampliação do aquecimento na região, transtornos para toda a comunidade.
“Vamos realizar, em breve, uma Audiência Pública para tratar do tema das hortas urbanas em Salvador, que é uma iniciativa importante, que valoriza a sustentabilidade, auxilia na formação alimentação saudável para a população e também agrega para a questão ambiental. Ouvimos as dificuldades que o projeto enfrenta e estamos marcando uma reunião com a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, para que haja um projeto específico, voltado para hortas urbanas em Salvador”, detalhou Augusto.
Atualmente, Salvador tem uma média de pouco mais de 50 hortas e quatro pomares comunitários que recebem assistência técnica e mudas da Prefeitura através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Esse número poderia ser maior se não fosse a pandemia do novo coronavírus, pois a crise sanitária ocasionou na interrupção de atividades dos órgãos públicos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, 80% da população mundial estará vivendo em centros urbanos de países em desenvolvimento. Isso porque, com a superpopulação das cidades, experiências no sentido de garantir qualidade de vida e ocupar espaços ociosos nos bairros com a implementação de hortas comunitárias têm mostrado bons resultados.

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: