Notícias

22 dezembro, 2021

Augusto Vasconcelos critica esvaziamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Salvador

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), enviou um oficio ao secretário Municipal de Educação, Marcelo Oliveira, cobrando esclarecimentos a respeito do fechamento de turnos e turmas destinados a Educação de Jovens e Adultos. O parlamentar também participou de uma manifestação na manhã desta terça-feira (21), em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Garibaldi.
Augusto esteve presente no protesto juntamente com Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e com os professores e coordenadores pedagógicos, além da comunidade escolar de diversos bairros. O vereador manifestou sua aversão às medidas adotadas pelo secretário, e as consequências que essa decisão trará para população.
_“O secretário municipal de educação precisa nos receber para apresentar dados técnicos que subsidiaram essa tomada de decisão. O fechamento de turnos e turmas vai implicar na evasão escolar dessa parcela da população, especialmente a parcela mais pobre. Sabemos que Salvador tem quase 1 milhão de analfabetos funcionais e é necessário valorizar e ampliar o alcance da EJA, enquanto isso a prefeitura vai na contramão”_, disse ele.
Também fizeram parte das reivindicações da manifestação a cobrança sobre o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a questão do calendário escolar, visto que a secretaria não levou em consideração o calendário aprovado pelos profissionais da área. Participaram também do ato, a vereadora Marta Rodrigues (PT) e o Deputado Estadual, Hilton Coelho (PSOL).

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: