Notícias

8 abril, 2022

Augusto Vasconcelos comemora inauguração da Avenida Milton Santos

Na manhã desta sexta-feira (08/04), o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), autor do Projeto de Lei nº 9622/22 que altera o nome da Avenida Adhemar de Barros para Milton Santos, participou da inauguração oficial da nova avenida e do busto em homenagem ao professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e referência mundial no campo da geografia, Milton Santos.

A aprovação do projeto aconteceu ainda dezembro de 2021, se tornando uma conquista representativa e de reparação histórica para a cidade de Salvador. A homenagem mais do que justa a Milton Santos evidencia uma nova realidade comemorada por toda população da capital. Presente no evento, o prefeito Bruno Reis (UNIÃO BRASIL), elogiou a atuação de Augusto e com um discurso emocionante destacou que apesar de estarem em lados opostos, compartilham lado a lado, desse momento grande importância para Salvador.

“Esta manhã tem uma importância muito grande, talvez Augusto na primeira vez da história dessa cidade, esteja um líder da oposição participando de uma inauguração da prefeitura e discursando ao lado do prefeito”, disse ele.

Desde o início do mandato, Augusto reafirma uma trajetória de luta em defesa da aprovação do projeto, salientando que não se trata apenas da alteração dos nomes, mas de uma reparação histórica a um dos maiores intelectuais do país. Durante o encontro, o parlamentar frisou a grande atuação da comunidade universitária da UFBA, que reconhecem a rica contribuição e o legado deixado por Milton Santos e agradeceu a decisão de Bruno em sancionar a Lei e em acolher a sugestão da escultura.

“O Milton foi um dos maiores intelectuais do nosso país, que jamais teve o devido reconhecimento em seu estado natal. Ele não é de Salvador, é de Brotas em Macaúbas, mas tem toda uma trajetória ligada à cidade de Salvador que inspira várias gerações. O Milton Santos ajudou a alterar a forma de conceber a geografia”, discursou Augusto.

Além do nome da Avenida, o evento também inaugurou uma escultura com o busto de Milton Santos que foi colocada na entrada principal do campus da UFBA e tem criação da artista plástica, escultora e professora da Escola de Belas Artes da universidade, Márcia Magno. Contemplando a homenagem a deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB), celebrou a conquista e a atuação de Augusto, enquanto autor do projeto.

“ Parabenizamos o nosso querido vereador Augusto Vasconcelos, que é o autor dessa proeza, porque na verdade é uma luta de muitos anos que o movimento negro tem para mudar o nome da Avenida Adhemar de Barros para Avenida Milton Santos. Aqui está o campus da Universidade Federal da Bahia, onde Milton conviveu, ensinou e é essa referência mundial de geografia, portanto, eu quero falar para o nosso querido Augusto que este é um ato de reparação simbólica, muito importante e estratégico. Milton agora, tem aqui o lugar que ele merece”

A inauguração aconteceu em frente ao segundo portão da UFBA, e reuniu familiares de Milton Santos; o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (UNIÃO BRASIL); o reitor da UFBA, João Carlos Salles; a coordenadora do movimento Avenida Milton Santos, Christiane Gurgel; a deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB), alguns parlamentares também marcaram presença, como o caso dos vereadores Orlando Palhinha (UNIÃO BRASIL), Alberto Braga (REPUBLICANOS), Paulo Magalhães (UNIÃO BRASIL) e Júlio Santos (REPUBLICANOS).

FALE COMIGO
Mande sua ideia e ajude a contruir uma cidade mais justa.
Faça parte dos nossos grupos: